Dicas para um blog melhor

O blog foi lançado a pouco tempo, mas eu estive trabalhando nele desde fevereiro. Muitas pessoas se espantam, afinal tanto tempo assim? Pois é queridos, quando quero muito alguma coisa, tento fazer o melhor possível, e não tive pressa, pois queria algo de qualidade e venho notando os resultados. Pensando nisso, resolvi dá algumas dicas para você que quer melhorar o seu blog, a troca de experiência é muito importante e me sinto na obrigação de compartilhar aquilo que dá certo para mim. Vamos as dicas!


 
Tenha um blog organizado: Não encha seu layout de coisas desnecessárias, tente facilitar o máximo pro seu leitor. Tome cuidado com as cores escolhidas, afinal ninguém gosta de ler um texto verde limão com fundo preto e mouse caindo estrelinhas. Se você não tem como comprar um layout, não tem problema, existem milhares de layouts grátis que você pode usar. Depois é só seguir alguns tutoriais e deixar o blog com sua cara.

Fuja do "sigo de volta": Se você dedica tempo para produzir bom conteúdo para o blog, não precisará sair por ai pedindo seguidores, basta uma leve divulgação. As pessoas devem seguir seu blog porque gostam, de que adianta ter 1000 seguidores se mais de 800 são fantasmas? Além do mais, sua página inicial vai encher de conteúdo de blogs que você nem gosta e nem lembra que existem,  apenas porque você está fazendo uma troca de favores. Lembre-se que ter leitores é mais importante que seguidores!

Cuidado na escrita: Mesmo sendo um blog pessoal, você vai perder totalmente a credibilidade se escreve tudo errado. Todo mundo tem dúvidas em algumas coisas, mas não custa nada dá uma pesquisada antes de postar, não é? Revise seu post com cuidado antes de publicar, pois as vezes algo passa despercebido.

Não copie: Quantas vezes entrei em diversos blogs e vi posts plagiados? Você já viu isso também e a primeira reação é fechar a janela. As pessoas estão atrás de conteúdo original, isso torna seu blog único. Faça seus posts primeiro no papel, busque referências e fale do assunto com propriedade. Mas não caia na tentação de abrir um blog e "copiar um pouquinho".

Use suas próprias fotos: É chato entrar em um blog e ver aquela foto que todo mundo usa. Fotos de sua autoria torna seu blog único e as pessoas conhecerão outra lado seu através das suas fotografias. Além de ser super divertido fotografar. Não ter uma boa câmera não é desculpa, uma compacta dá conta do recado e a maioria dos celulares também. Invistam em boas fotos e verá como seu blog se tornará mais interessante.

Participe de projetos: 
Projetos são algo realmente importante, assim você conhecerá novos blogueiros e fará novas amizades na blogosfera. Os leitores também adoram esse tipo de postagem, e é sempre bom lembrar que não adianta você se fechar na sua caixinha, pois junto à outras pessoas você crescerá mais rápido. Se isolar não é uma boa, afinal blog é um lugar para compartilhar. Confira dicas de projetos fotográficos aqui.



Seja atencioso com seus leitores: Reserve uma horinha do seu dia para responder seus leitores e lembre-se de visita-los também. Conhecer outros blogs é importante e divertido. Mostre sempre atenção naquilo que faz, pois é muito chato quando alguém comenta sem ao menos ler o post. A regra é simples: Não faça aquilo que não quer receber.


Bem, eu poderia passar o dia todo aqui, afinal sempre temos algo para melhorar, mas por hoje é só.
Acharam as dicas úteis? O que você já faz? Tem uma dica extra? Compartilha aqui coma gente! Um cheiro e até mais.

61 comentários:

  1. Adorei as dicas...
    Você mesma que fez o layout?
    Acho ele muito fofo!

    Ngm merece o sigo de volta, não aguento mais ler isso, rsrs

    Beijos
    http://vestidasdeluz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *o* eu que fiz sim, mulher!
      Cheiro :*

      Excluir
  2. gostei muito das dicas, ajudou bastante, comecei o blog a alguns meses e seu post facilitou muito. Obrigada, e muuito sucesso. http://se-liga-menina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Seu blog ficou lindo! Muito fofo ^^
    Obrigada pelas dicas. ;)

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelas dicas! :D
    Seu blog é liiiiindo!

    foradoroteiroblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Melyssa!
    Adorei as dicas! Amazing!
    Lindo o blog. <3
    http://destroyeddreams42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Fruto de Observações, espero que seja útil. Cheiro :*

      Excluir
  7. Você está certíssima! E quanto a "ser atencioso" devemos ser com todos, e não somente com os leitores... outra dica que eu acho necessária é parar de ofender... vejo pessoas ofendendo umas as outras nos blogs por nada... beijão!

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda razão Aline, acho que educação e atenção sempre é necessário. Mas o que quis dizer é que sempre é bom reservar um tempo pra retribuir o carinho que se recebe das pessoas que gostam do que você faz.
      Ofensa é algo terrível, infelizmente existem esse tipo de pessoas vazias que perdem tempo com isso. Obrigada pela sua presença aqui >< beijos

      Excluir
  8. adorei suas dicas eu to quase um ano por esse meio e só agora to vendo resultado amei as dicas beijos Tainá tudo muito fofo aqui =) http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que alcance seus objetivos com seu Blog, e possa colher mais resultados, beijos e obrigada ;3

      Excluir
  9. Que post fofo! Uma coisa que eu vejo bastante é que, depois que um blog começa a fazer sucesso, os autores às vezes passam a não dar muita atenção aos leitores de uma maneira mais atenciosa e personalizada, e isso é tão ruim! ><''
    suas dicas são muito legais Melyssa! (E realmente essa história de "me segue senão não te sigo de volta" é tão sem sentido! Parece que a pessoa não faz blog por prazer, mas sim com objetivos numéricos!)

    beijos!

    http://lemonteaplease.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, fico muito feliz quando aquela blogueira que eu acompanho me responde e dá uma atenção toda especial. É muito bom dá e receber esse carinho.
      Cheiro

      Excluir
  10. Suas dicas são valiosas! E gostei principalmente da "fuja do sigo de volta", concordo plenamente. Sinceramente acho esse negócio "tô te seguindo então me segue" tão chato que ultimamente tenho estado traumatizada em colocar meu rosto na caixinha de seguidores dos blogs que realmente gosto, mas isso não significa que eu não os acompanhe ;D Adoro acompanhar os blogs com os quais me identifico e faço questão de comentar.

    Sobre as fotos... estou começando a investir nisso. ah! e fui ver seu post sobre projetos fotográficos e achei um pouco parecido com um que deixei programado, mas acho que vou demorar um pouquinho para postar. rs Só que no que eu fiz tem dois diferentes e um que é o mesmo propósito mas com uma sutil diferença Já conhece o 100 Strangers e o 52 PhotoWalks? São muito legais também!

    Beijooos
    comvistaparavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso é o que importa, também tenho blogs que não sigo, mas visito toda semana. São tão especiais que não precisam está na pagina de leitura para serem lembrados, não é?
      Adorei o 200 Strangers, não conhecia, mas é bastante interessante, pretendo fazer *o* Obrigada por me apresentar, beijooos <3

      Excluir
  11. amei as dicas, e mais pra mim que estou começando agora! Adorei seu blog, tudo muito clean e lindo :) beijoss!
    http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que seja útil Carol. Muito obrigada :3 Cheiro pra tu

      Excluir
  12. Adorei as dicas *--* '

    Beeijos, ♥ || @paradateen_

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu, fico feliz que tenha gostado e mais ainda se elas te servirem. Cheiro

      Excluir
  13. Esse blog é super original so falta postarrr maisss eu amooo ver ele!!!!

    Hehehe bjoo quero mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada *o* Fico feliz pelo carinho. Irei postar mais assim que voltar de viagem. Cheiro

      Excluir
  14. Muito boa as dicas! Eu não sofro muito disso 'segue que sigo de volta', pelo fato do blog se na plataforma do Wordpress, mas é muito chato sempre vejo blog das outras meninas! Acho bem legal quem usar as fotos da sua própria autoria, em alguns post, eu não uso pelo fato de não te câmera!!
    Beijos!
    www.dosedeilusao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem hein, se livrou dessa. Já as fotos não é desculpa, tenta ao menos postar algumas as vezes, é mais divertido Fraaan. Se joga mulher.

      Excluir
  15. Muito boas dicas! Adorei mesmo ^-^

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada, espero que seja útil. O amor é a base de tudo, parece clichê, mas é verdade, né? Cheiro.

    ResponderExcluir
  17. Mel linda, queria propor um desafio
    .. rsrs sou muito fa desse novo blog
    queria que tu fizesse uma listinha..''caderno'' da sabedoria, listando alguns erros para nao cometer denovo da vida.. pode ser em tudo.. suas ações tipo assim, obrigado um xero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experiências, lições que aprendeu q nao repetiria :)

      Excluir
    2. Olá *-* é tão bom saber que alguém gosta do que faço, fico feliz. Eu nunca nunquinha tinha pensado nisso, um caderno da sabedoria... Mas eu gostei da ideia, irei fazer e assim que tiver algumas coisas eu posto aqui. Muito obrigada pela ideia, gostei muito *-* Um cheiro

      Excluir
    3. Estou esperando ansiosa bjos

      Excluir
  18. Concordo com todos os tópicos. Recentemente fiz um post assim também no meu blog, é importante ressaltar todas essas dicas pois tem muitas blogueiras que não se dão conta da importância delas. Não lembro nenhuma vez de ter pedido pra seguir de volta, acho uma falta de respeito e desmerece o seu trabalho e o dos outros. É extremamente inútil essa troca de favores, mil seguidores com uma minoria que realmente está na listinha pra ler as postagens por livre espontânea vontade. Sinto falta de blogs legais e realmente interessantes de visitar, conheci seu blog agora e estou gostando dos posts. Parabéns, são blogs assim que a blogosfera precisa, tudo muito bem feito e pensado com carinho. Beijos ♥

    www.blogalemdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho totalmente desnecessário. Se você faz algo bom, isso será reconhecido por si só, não é? Muito obrigada mesmo pelas palavras carinhosas <3 Cheiro

      Excluir
  19. Adorei suas dicas,eu amo posts assim falando de como melhorar seu Blog! Até porque a gente não nasceu sabendo,e precisa de aprofundar mais no conhecimento. Concordo plenamente em tudo que disse,post ótimo *-*
    http://diariodagarotacliche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Maria, antes de fazer algo eu tento observar o máximo pra aprender com os erros dos outros rs >< Cheiro

      Excluir
  20. Cair estrelinhas não é nada, o pior é cair borboletas e outros animais gigantes, fazendo com que a gente nem consiga ler o que está escrito, haha!

    blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ótimas dicas!
    Eu participava de alguns projetos com outros blogueiros que foram desanimando e com isso desisti de postar =\

    Beijos
    http://blog-planetpink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Estou começando um novo blog e adorei as dicas. Realmente é muito legal quando a autora do blog é atenciosa e responde, mas muitas quando o blog começa a crescer não respondem.. Adorei seu blog :*
    simplesitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro quando sou respondida pelas blogueiras que sigo, independente se o blog é grande ou pequeno, é uma ótima sensação ><

      Excluir
  23. Foram as melhores dicas que alguem poderia dar!
    Parabéns, já vou melhorar em alguns pontos!
    http://surejustnot.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Primeira vez em seu blog e me encantei por ele! Que layout mais lindo e fofo! Ah, flor você está certíssima, suas dicas vão ajudar muita gente! Tenho apenas um problema quanto a fotografia, mas tô tentando me virar! A gente vai crescendo aos poucos, né?
    Beijinhos ♥
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Jura? espero te ver sempre por aqui, vai ser muito bom <3 Sim, também acho que tudo vai acontecendo aos poucos, e assim tudo fica bem! Cheiro

      Excluir
  25. Amei o post! Comecei meu Blog a pouco tempo e essas dicas são bem bacanas *-*
    Minhaestante

    ResponderExcluir
  26. Que amor de post ! Queria saber se essas fotos são suas e se você poderia disponibilizar elas claro, com creditos! Amei demais seu layout coisa mais linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thati, as fotos são minhas sim, mas não estão disponíveis >< Um cheiro <3

      Excluir
  27. Amei as dicas , vou começar a trabalhar mais na aréa da fotografia no blog , afinal sou fotografa e amo o que eu faço , pena ser muito perfeccionista T-T .

    http://www.aprincesaperdida.com/

    ResponderExcluir
  28. Amei as dicas, realmente é sempre importante seguir tudo isso que você falou, já tenho meu blog a um ano , mas sempre temos coisas novas a aprender não é mesmo ? Aliás uma coisa que acho super importante,mas ainda não tem no meu blog é o domínio e fotografias suas no blog , ao invés de ficar usando de outros sites , pois realmente fica uma coisinha mais legal, mas infelizmente ainda estou em progresso e não consegui isso. Mas então, amei seu blog menina, muito lindo, com posts super legais (li outros posts viu) , e sua forma de falar com suas leitoras é super bacana, parabéns pelo blog, é um amorzinho :)
    Beijão linda !

    simples-garotaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, sempre temos coisas pra aprender sim e continuar buscando isso é o mais importante de tudo. Espero que a gente consiga melhorar cada vez mais, e que você consiga usar suas próprias fotos <3 Muito obrigada pelas palavras, cheiro!

      Excluir
  29. Vou utilizar essas dicas com o meu blog.
    E se der tudo certo, pode deixar que eu não vou esquecer de agradecer à você especialmente ♥
    Beijos. Você ganhou uma leitora hoje!

    https://allshelikes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Mel,
    Seu blog é perfeito, amei as suas dicas e foram ótimas para mim. Parabéns e muito sucesso!
    Bjssssss!
    http://ssoparameninas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Contraditório você dizer para ser original sendo que este post é uma cópia deslavada de um post do meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, me envie o link, quero ver o seu post "original" :D

      Excluir
    2. Gaby, achei o seu blog através do seu perfil, e o seu primeiro post está datado de 30/05/2015... Esse meu post é de 2014. Também não achei nenhum post no seu blog com assunto parecido, logo mesmo se tivesse, a plagiadora seria você. Por gentileza, para de vir em meu blog para me xingar em diversos posts, o mais sensato seria entrar em contato privadamente. De toda você, esse post não foi plagiado. Passa bem ;*

      Excluir
  32. Ameii as dicas <3 todo sucesso do mundo pra ti
    http://sahsant.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Acorda Magrelissa - All Rights Reserved - 2014 ©
Design e programação por: Melyssa Melo
Tecnologia do Blogger